terça-feira, 10 de março de 2015

Alimentos (potencialmente) terapêuticos

Há alguns anos que a ciência defende as propriedades benéficas de alguns alimentos. Podemos acreditar mais ou menos, mas a verdade é que alguns têm dado mais provas de serem eficazes como antibióticos e anti-cancerígenos.


Alho: na sua composição está a alicina que é tem propriedades antibióticas e outras substâncias que ajuda, a abaixar o colesterol e a fortalecer o sistema imunitário. Possui antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento das células e podem ter propriedades anti-tumorais (é preciso cuidado na ingestão deste alimento no caso de existirem problemas na coagulação do sangue - uma vez que previne a agregação plaquetar).


Mel: é um dos alimentos mais ricos que existem. Ajuda a combater infecções bacterianas e fúngicas, fortalece a imunidade e é rico em flavonóides que parecem ter alguma actividade anti-tumoral (os doentes diabéticos devem ter cuidado com a ingestão deste alimento). 


Sumo de lima ou limão: estes sumos são poderosos na eliminação de bactérias que invadem o organismo e são ricos em vitamina C que ajuda na função do sistema imunitário. Tomar água aromatizada com lima ou limão pela manhã parece ser óptimo para o organismo.


(brevemente novo artigo com mais alimentos potencialmente terapêuticos)

3 comentários:

  1. Fiquei com vontade de beber limonada haha.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar e gosto, o alho é que tem de estar meio "escondido" para o comer ahah
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. O alho é daquelas coisas que não dispenso em qualquer prato salgado. As minhas filhotas não suportavam encontrar alho na comida. Embirravam. Passei a colocar alho em pó e elas adoram o sabor...Manias de miúdos.

    ResponderEliminar