Há alguns anos que a ciência defende as propriedades benéficas de alguns alimentos. Podemos acreditar mais ou menos, mas a verdade é que alguns têm dado mais provas de serem eficazes como antibióticos e anti-cancerígenos.
Alho: na sua composição está a alicina que é tem propriedades antibióticas e outras substâncias que ajuda, a abaixar o colesterol e a fortalecer o sistema imunitário. Possui antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento das células e podem ter propriedades anti-tumorais (é preciso cuidado na ingestão deste alimento no caso de existirem problemas na coagulação do sangue - uma vez que previne a agregação plaquetar).
Mel: é um dos alimentos mais ricos que existem. Ajuda a combater infecções bacterianas e fúngicas, fortalece a imunidade e é rico em flavonóides que parecem ter alguma actividade anti-tumoral (os doentes diabéticos devem ter cuidado com a ingestão deste alimento).
Sumo de lima ou limão: estes sumos são poderosos na eliminação de bactérias que invadem o organismo e são ricos em vitamina C que ajuda na função do sistema imunitário. Tomar água aromatizada com lima ou limão pela manhã parece ser óptimo para o organismo.
(brevemente novo artigo com mais alimentos potencialmente terapêuticos)